Como marca própria e marca exclusiva podem destacar o seu varejo 

Em um cenário dinâmico e competitivo como o do varejo, buscar abordagens assertivas para atrair o público-alvo é fundamental para se manter à frente da concorrência e conquistar a fidelidade dos consumidores.  

O desenvolvimento de linhas de produtos de marca própria ou exclusiva são duas estratégias implementadas pelas principais redes varejistas nos segmentos pet, higiene, farma e alimentar, que têm obtido resultados significativos. Com algumas singularidades e diferenciações entre elas, se planejadas corretamente, isoladamente ou em conjunto, geram impactos positivos nos negócios.  

Marca própria e marca exclusiva: o que são e como funcionam? 

Marca própria, também conhecida como private label, é uma estratégia na qual os produtos são distribuídos exclusivamente pela organização que detém a marca utilizada. Geralmente, redes de supermercado, hipermercado e atacadistas adotam essa abordagem.  

Ao optar por essa estratégia, é possível escolher entre dois direcionamentos de marca:  

– Marca da rede: os produtos levam o próprio nome e o logo da empresa, fortalecendo a imagem corporativa e criando um reconhecimento imediato dos produtos pelos consumidores.  

– Marca fantasia: são criadas marcas do zero, desde o nome até a identidade visual. Essa estratégia é comumente utilizada em categorias aspiracionais e pode ser comercializada em outras bandeiras da rede.  

 As vantagens das marcas próprias incluem o maior controle sobre a produção e qualidade dos produtos, margens de lucro mais altas para o varejista, possibilidade de fidelizar clientes oferecendo produtos exclusivos e flexibilidade para ajustar preços e estratégias de marketing.  

Por outro lado, a marca exclusiva refere-se a produtos criados pelo varejista, mas que chegam ao mercado com uma marca à parte e sem ligação direta com o nome da empresa. Essa abordagem oferece uma flexibilidade adicional ao varejista, permitindo explorar diferentes segmentos e posicionar-se de forma estratégica no mercado.  

Facilidade de diferenciação da concorrência, estratégia de branding eficaz para fortalecer a imagem da empresa e potencial para parcerias com fabricantes de renome que agregam valor à marca são algumas das vantagens das marcas exclusivas.  

Cases de sucesso  

A rede francesa Leroy Merlin oferece várias marcas exclusivas, como Dexter, Luxens, Sensea e Inspire, ampliando suas opções para os consumidores.  

A RD Saúde  é outro exemplo de sucesso em marcas próprias. Com cinco marcas distintas, incluindo a Needs, que representa mais de 80% do faturamento, a rede oferece uma variedade de produtos exclusivo de marcas como Nutrigood, Natz, Caretech, além de produtos sob o nome Raia e Drogasil.  

Como definir a melhor opção para o meu negócio?  

A decisão entre marca própria e marca exclusiva depende do posicionamento e das metas de cada varejista. Enquanto a marca própria fortalece a identidade da empresa e cria uma relação de confiança com os consumidores, a marca exclusiva oferece mais flexibilidade e pode atingir públicos específicos de forma mais eficaz.  

Compreender as diferenças entre ambas é essencial para o sucesso no varejo. Ao escolher a estratégia certa para o seu negócio, você pode aumentar as vendas, garantir a fidelidade dos clientes e consolidar a sua marca no mercado.  

Isabella Trevison e Giovanna Barone

POSTS ANTERIORES

5 de julho de 2024

Série: por dentro da indústria de private label 

compartilhe essa ideia:

Entrevista
5 de julho de 2024

Série: por dentro da indústria de private label 

O mercado de marcas próprias, já consolidado na Europa, está em franca expansão no Brasil, refletindo a tendência de consumidores que buscam qualidade e economia.
Entrevista
5 de julho de 2024

Por dentro da indústria de private label 

Em meio ao dinamismo e crescimento do mercado de marcas próprias, as indústrias se veem diante de um cenário repleto de oportunidades.
Varejo
5 de julho de 2024

Como escolher os melhores fornecedores para marcas próprias

Descubra como selecionar os melhores fornecedores para marcas próprias e garantir o sucesso do seu varejo com estratégias inovadoras e parcerias sólidas.

Mantenha-se
atualizado
Assine nossa
Newsletter

AGÊNCIA DE VIAGENS PARCEIRA