Materiais de construção movimentam mais de R$ 200 bilhões por ano e representam cerca de 10% do PIB brasileiro

Durante apresentação no PL Connection, executivos destacaram a importância e os desafios do segmento

Nesta quarta, 18 de setembro, o PL Connection 2024 trouxe um painel repleto de perspectivas sobre a importância das marcas próprias no setor de materiais de construção, com a palestra “Construindo Diferenciação: Marcas Próprias no Setor de Matcon”. O evento contou com a participação de grandes nomes do segmento: Flavia Sá, diretora de marketing e franquias da Tintas MC, Mauro Saccomani, diretor superintendente executivo do Grupo Construbrasil, e Claudio Conz, presidente da FBM – Fundação Brasileira de Marketing. A moderação ficou a cargo de Antônio Neto, diretor comercial da Amicci.

O setor de materiais de construção, que movimenta mais de R$ 200 bilhões por ano e representa cerca de 10% do PIB brasileiro, está passando por um processo de transformação, com as marcas próprias ganhando destaque. O crescimento deste mercado e a relevância das private labels nesse contexto foram os principais pontos abordados no painel, que trouxe experiências práticas e lições valiosas sobre como as marcas próprias podem se consolidar neste ambiente competitivo.

Antônio Neto abriu o painel destacando o crescimento do setor nos últimos anos e a crescente participação das marcas próprias, que hoje representam entre 5% a 7% do total vendido em redes de materiais de construção. Ele também enfatizou a importância de uma estratégia bem estruturada para o sucesso das private labels, mencionando o potencial de expansão dessa participação num futuro próximo.

Mauro Saccomani, diretor superintendente do Grupo Construbrasil, falou sobre a evolução do grupo, que opera em 18 estados brasileiros com 770 lojas e mais de 10 mil colaboradores. Ele destacou a importância dos comitês gerenciais, que ajudam a definir as estratégias da empresa e a identificar oportunidades de crescimento, inclusive no campo das marcas próprias. Ele ressaltou que o momento atual, pós-pandemia, trouxe desafios, mas também oportunidades para o setor, e que as marcas próprias são uma ferramenta poderosa para manter a competitividade e a fidelização dos clientes.

“A marca própria é um diferencial competitivo. Ela nos dá autonomia para desenvolver produtos com preços mais acessíveis e ainda manter a qualidade. Estamos trabalhando em 11 ou 12 categorias com marcas próprias e acreditamos que isso trará um grande impacto para o nosso negócio”, afirmou Saccomani.

Flavia Sá, diretora de marketing e franquias da Tintas MC, destacou que a companhia já alcançou 5% de participação de mercado com sua marca própria e tem a ambição de dobrar esse percentual até 2025. O segredo para esse sucesso, segundo Flavia, está na qualidade dos produtos e no compromisso da empresa em desenvolver uma linha que agregue valor tanto para o consumidor quanto para os franqueados da rede.

Claudio Conz, presidente da Fundação Brasileira de Marketing, trouxe um panorama sobre o setor de materiais de construção no Brasil e destacou o crescimento do mercado de marcas próprias, especialmente em um cenário onde o consumidor está cada vez mais exigente e busca soluções que ofereçam não apenas produtos, mas também serviços.

“Hoje, o consumidor de materiais de construção não é fiel à marca ou à loja. Ele busca soluções. E para o varejo se destacar, é necessário oferecer um produto diferenciado e agregar serviços a ele. Esse é o grande diferencial que as marcas próprias podem oferecer, desde que sejam desenvolvidas com muito profissionalismo”, afirmou Conz.

PL Connection 2024

Dia: 17 a 19 de setembro de 2024

Horário: das 10h às 20h nos dois primeiros dias. No terceiro dia, das 10h às 18h.

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo (SP).

Sobre o PL Connection

O PL Connection é o principal evento de private label da América Latina, organizado pela Amicci e pela Francal. Desde seu lançamento, tem sido um ponto de encontro essencial para profissionais do setor de marcas próprias, reunindo as principais companhias, fornecedores e especialistas do segmento. Ele oferece uma plataforma abrangente que inclui exposições, palestras, workshops e painéis de discussão, cobrindo temas como inovação, tendências de mercado, estratégias de branding e desenvolvimento de produtos. Além disso, promove networking e parcerias estratégicas, proporcionando um ambiente propício para a troca de experiências e o fechamento de negócios. A cada edição, o PL Connection se consolida como um espaço de referência, fortalecendo e potencializando o ecossistema de private label na América Latina. Para mais informações, acesse: https://plconnection.com.br/.

Informações à imprensa

NB Press Comunicação
Tel.: 55 11 99419-5757
E-mail: plconnection@nbpress.com.br

compartilhe essa ideia:

24 de setembro de 2024

Inovação, IA, sustentabilidade e tecnologia marcam realização do PL Connection 2024

Especialistas presentes no maior evento de private label da América Latina apontam caminhos para o desenvolvimento das marcas próprias e importância da integração com o varejo
24 de setembro de 2024

Inovação, tecnologia e sustentabilidade guiam o futuro das marcas próprias no Brasil, apontam discussões do 2º dia do PL Connection

Discussões abordam o impacto da inovação tecnológica no varejo, com foco em marcas próprias e seus desafios para atender um consumidor cada vez mais exigente
24 de setembro de 2024

Marcas próprias precisam convencer o cliente e mostrar “para o que vieram”, afirma executivo da Amicci

Crescimento das private labels esbarra em diversos desafios, entre eles, a resistência inicial de fornecedores e a concorrência com marcas tradicionais, explicam palestrantes durante o PL Connection

Mantenha-se
atualizado
Assine nossa
Newsletter

AGÊNCIA DE VIAGENS PARCEIRA

plugins premium WordPress