Em pesquisa divulgada pela Amcor, alguns dados ressaltam as tendências que estão guiando as preferências dos consumidores em toda a Europa, com um foco voltado para a sustentabilidade.
Conheça a seguir os principais insights do estudo, que oferecem um panorama valioso sobre as demandas e expectativas do consumidor moderno e podem ser fundamentais para quem busca se destacar no setor.
Sustentabilidade como motor de escolha
A pesquisa mostrou que 42% dos consumidores preferem produtos de marcas próprias que são produzidos localmente, evidenciando uma forte preocupação com a sustentabilidade.
Além disso, 34% dos consumidores reconheceram progressos em áreas como redução de resíduos alimentares, embalagem menos excessiva e mais sustentável.
Qualidade e sustentabilidade
A qualidade dos produtos de marcas próprias também se evidencia. 51% dos consumidores não veem diferença de qualidade entre produtos de marcas próprias e de marca, e 40% valorizam ingredientes mais limpos.
Esses dados mostram que a sustentabilidade, além de uma questão ética, também influencia na percepção de qualidade.
Embalagens sustentáveis
A sustentabilidade das embalagens é um fator fundamental - 28% dos consumidores afirmaram que a sustentabilidade das embalagens influencia suas compras. Embalagens recicláveis, com menos plástico e papel, são altamente valorizadas.
Oportunidade para marcas próprias
Para as marcas próprias, a sustentabilidade é uma oportunidade de fidelizar clientes e demonstrar compromisso com práticas sustentáveis. Adotar embalagens mais sustentáveis e reduzir a pegada de carbono são passos estratégicos que podem ser adotados por varejistas e fabricantes.
Sustentabilidade como diferencial competitivo
Através destes números, fica evidente que a sustentabilidade é um diferencial competitivo para as marcas próprias. Ao priorizar práticas sustentáveis, as empresas atendem às expectativas dos consumidores e impulsionam seus resultados.
No PL Connection, entre os dias 17 à 19 de setembro de 2024, no Expo Center Norte, reuniremos as maiores autoridades do mercado para debater essas e outras tendências e explorar soluções inovadoras em marcas próprias.
Fonte: Food Navigator.